Prefeito: Manoel Da Cunha Vasconcelos
Nascimento:
Nasceu em 21/06/1851, na Vila Nossa Senhora das Dores de Camaquã. Nos anos de 1890 a 1908 foi o primeiro intendente de Dores de Camaquã.
Filiação:
Era filho de Antônio da Cunha Tavares, natural da Ilha Graciosa, nos Açores, e de Maria Angélica da Cunha Tavares, natural de Dores.
Os avós paternos eram açorianos, o avô materno, de S. Amaro e a avó, de Triunfo.
Vida Poítica:
Em 16 de março de 1873, foi nomeado para o cargo de 1º Suplente de Subdelegado de Polícia do 1º Distrito da Vila dos Dores de Camaquã.
Em 1880, a 11 de junho, recebeu nomeação para cargo de 3º Distrito Especial de termos das Dores. Como estivesse exercendo as funções de Secretário da Câmara Municipal desde fevereiro de 1885, aquela Câmara, a 24 de agosto de 1886, nomeou o Secretário efetivo, servindo de Contador.
Prefeito: Manoel da Silveira Pacheco
Filiação:
Filho de Manuel Silveira Peixoto e Claudina Jose Peixoto. Se casou com Francisca da Silva Nunes.
Prefeito: Inácio Dos Santos Abreu
Prefeito: Luiz Gonzaga Leal
Filiação:
Filho de Torquato de Souza Leal e Maria José da Silva Leal. Se casou com Lidia Barbosa.
Prefeito: Narciso Fernandes Barbosa
Filiação:
Filho de Anibol Fernandes Barbosa e Maria Francisca Barbosa. Se Casou com Anna Gestrudes Gonçalves de Lima.
Prefeito: Adyles De Araujo Peixoto
Filiação:
Filho de Jacinto Silveira Peixoto e Ana Maria Araújo Peixoto. Se casou com Almerinda Oliviere Peixoto.
Prefeito: Cap. Otavio Paixao Coelho
Prefeito: Dr. Homero Carvalho Kappel
Prefeito: Dr. Fernando F. Chagas
Prefeito: Herminio José Soares
Prefeito: Ruy De Quadros Machado
Nascimento:
Nascido em 28 de janeiro de 1912
Família:
Foi casado com Célia Costa Machado, tendo os seguintes filhos Marco Antônio, Marco Aurélio e Marília de Quadros Machado.
Administração:
Em sua Administração construiu vinte e sete prédios para os fins de melhorar a educação do município. Com verbas municipais colocou em funcionamento o Hospital Nossa Senhora do Carmo. Foi o precursor quando deu inicio ao tão esperado calçamento da cidade e ao saneamento do esgoto pluvial, contando, para isso, com a colaboração do Governo federal. Em sua Administração a criação do posto de saúde na Vila Vasconcelos (localizado hoje no município de Sentinela do Sul) e também a criação da primeira usina Elétrica para o fortalecimento de energia local.
Prefeito: Dr. Achiles Loureiro
Prefeito: Dr.Nelson Vieira Martins
Prefeito: José Divino Pereira
Nascimento:
Nascido 11 de junho de 1902.
Filiação:
Filho de Bibiano Alves Pereira e Emilia Barbosa Pereira.
Vida Política:
Foi um dos políticos com maior soma de serviços prestados ao município de Tapes. Orizicultor era membro atuante do Rotary Club tento sido por diversas vezes diretor de protocolo. Foi presidente de Clube Aliança e também presidente do Esporte Clube Juvenil.
Administração:
Em sua Administração, trouxe para Tapes a Escola normal “Jose Loureiro da Silva” e a Escola de Contabilidade. Construiu um núcleo de casa populares, e foi um dos fundadores da Rádio Tapense, sendo seu maior acionista e incentivador .
Prefeito: Melchiades A. Vieira
Nascimento:
Nascido em São Gabriel, no dia 10 de dezembro de1915.
Filiação:
Filho de Pai Anizil Machado Vieira e Maria da Conceição Vieira .
Família:
Em seu primeiro casamento, sua esposa foi Aurora Gonzales, quando ficou viúvo, e posteriormente se casou com Ana Maria Campos Silveira.
Prefeito: Paulo A. Sinchen
Prefeito: Armando Gross
Nascimento:
Nascido em 08 de julho de 1922, em Porto Alegre.
Filiação:
Filho de Carlos Jorge Gross e de dona Ana Gross, casou-se com dona Modesta de Quadros, são seus filhos: Erasmo, Salete, Elizabeth e Goreth.
Vida Política:
Iniciou na política em 1950, partidário ardoroso de Getúlio Vargas a quem sempre acompanhou como dedicado cabo eleitoral. Candidatou-se a Câmara de Vereadores em 1964, sendo eleito como um dos candidatos mais votados dentro de sua legenda, cujo mandato exerceu com operosidade e dedicação ao bem público, colaborando de todas as iniciativas pelo progresso do município e o bem social. Em meados de 1976 se candidatou a Prefeito Municipal de Tapes sendo eleito com a grande maioria dos votos.
Prefeito: José Wilson Da Silva
Nascimento:
Nascido no dia 30 de agosto de 1924.
Filíação:
Filho de Otília Maria da Silva
Família:
Em seu primeiro casamento, sua esposa foi Janira Xeichas Souza da Silva, quando ficou viúvo, e posteriormente se casou com Joana Vieira de Aguiar.
Prefeito: Dr. Luiz Carlos Coutinho Garcez
Nascimento:
Nascido em 22/11/1947, filho de Manoel Garcez da Silva Filho e Ana Fausta Coutinho Garcez, Divorciado, suas filhas são Anelena e Anelise. Possui formação superior na UFRGS em Farmácia-Bioquímico.
Filiação:
Filho de família do ramo agropecuarista de pequeno porte, após ter concluído a terceira série primária no interior do município no distrito de Araçá Garcez, deslocou-se para a cidade para continuar com os estudos.
Educação:
Em Tapes, após 6 anos, concluiu o curso ginasial e foi para Camaquã onde, após 3 anos, concluiu o IIº Grau , em Camaquã. Após terminar o curso universitário, voltou para terra natal, onde instalou seu Laboratório de Análises Clínicas em Tapes.
Vida Política:
Embora fora das previsões, foi convidado e participar da vida pública tapense. Desde muito cedo dedicou-se a sua atividade profissional, e também iniciou cedo o gosto pela política estudantil. Foi eleito Vereador (1976 á 1982) e duas vezes Prefeito Municipal (1989 a 1992 e 2001 a 2004).
Prefeito: João Neri Gonçalves Vieira
Nascimento:
Nasceu em 20/01/1943, filho de Sírio Onofre Vieira e Serafina Gonçalves Vieira. Casado com Noely Boa nova Vieira, seus filhos são Gilmara, Letícia, Grasiela e Daiana.
Chegada a Tapes:
Em 1957 chegou em Tapes aos 14 anos de idade, vindo do município de Osório. Aqui construiu a vida trabalhando juntamente com seu pai no comércio de frutas e transportes de cargas empregando-se como garçom á noite.
Vida Profissional:
Com o tempo adquiriu um caminhão e instalou a transportadora chamada “Transtapes”. Em 1974, com a morte de seu pai, assumiu a Madeireira Vieira, onde continua o trabalho até os dias atuais.
Vida Política:
Apesar de não ser político, decidiu a concorrer as eleições para Prefeito em 1993 juntamente com Lincon Telles de Carvalho como vice-prefeito. Esta decisão foi baseada na vontade, como cidadão Tapense, de participar diretamente na colaboração da melhoria da cidade.
Prefeito: Sylvio Tejada Xavier
Prefeitura Municipal de Tapes - Rua Coronel Pacheco, 198, Centro – CEP 96760-000 - (51) 3672-5200