Veridiana Rodel

Telefone: (51) 3672-5205

E-mail: meioambiente@tapes.rs.gov.br

Endereço: Rua Cel. Pacheco, nº 198 – Centro – Prédio Administrativo

Horário Atendimento:  Manhã – das 8h 30min às 11h / Tarde – das 13h 30min às 16h

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE – SMMA

A SMMA é a responsável pela gestão ambiental municipal e coordenação da política pública de Meio Ambiente, foi
criada pela Lei Municipal N° 2.239/2004, composta pelos seguintes departamentos:

– Administrativo: responsável pelo atendimento ao público em geral, abertura de processos de licenciamento
ambiental, certidões, autorizações, registro de denúncias, solicitações de pedidos da arborização urbana,
emissão de documentos expedientes internos e externos, elaboração de processos e requisições para compras e
serviços, demais serviços administrativos relacionados com a gestão ambiental. Atribuições previstas no artigo
7° da Lei 2.239/2004.

– Licenciamento Ambiental: responsável pela análise, vistoria, emissão de laudos, pareceres e licenças
ambientais e florestais das atividades e empreendimentos potencialmente poluidores considerados de impacto
local, previstos pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA. Atribuições previstas no artigo 8° da Lei
2.239/2004.

– Controle e Fiscalização: responsável pela apuração de denúncias sobre o funcionamento de atividades ou
empreendimentos potencialmente poluidores ao meio ambiente sem a devida licença ambiental de âmbito local,
controle e fiscalização em empreendimentos e/ou atividades licenciadas pelo município, apuração de denúncias
quanto ao manejo florestal (podas e supressões) e intervenções em Áreas de Preservação Permanente (APP) sem a
respectiva licença Ambiental ou Florestal, apuração de denúncias sobre a disposição inadequada de resíduos
sólidos em locais impróprios, ligações irregulares de esgoto, apuração de denúncias quanto maus tratos a
animais. Emissão de notificações e autos de infração. Atribuições previstas no artigo 9° da Lei 2.239/2004.

– Educação Ambiental: responsável pela conscientização, sensibilização e valoração sobre o Meio Ambiente no
Município através de palestras em escolas e na comunidade em geral, atividades ambientais e distribuição de
material educativo, sobre os temas que envolvem a gestão ambiental: resíduos sólidos, arborização urbana,
animais, etc. Atribuições previstas no artigo 10° da Lei 2.239/2004.

– Coleta dos Resíduos Sólidos Urbanos: responsável pela coordenação da coleta, transporte e destinação final
ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos domésticos. Apoio e fiscalização das atividades
desenvolvidas pela Central de Triagem dos Resíduos Sólidos Urbanos em colaboração com a Cooperativa Mista
de Carroceiros e Recicladores de Tapes – COOPERCARE. Operação da Central de Transbordo de Podas e
Resíduos Sólidos da Construção Civil (RSCC) localizado na Rua Armando Gross e do Aterro de RSCC e Podas
localizado na RS 717, Escola Nemtala Kallil. Acompanhamento nas atividades de monitoramento de remediação
do Aterro Camélia/Butiá.

 

 

Para entrar em contato com esta secretaria, preencha o formulário abaixo:

Prefeitura Municipal de Tapes - Rua Coronel Pacheco, 198, Centro – CEP 96760-000 - (51) 3672-5200