06/04/2017, 10h

PROJETO DA PREFEITURA FÁBRICA DOS GAITEIROS ABRE NOVAS INSCRIÇÕES PARA ALUNOS EM TAPES

O Projeto da Prefeitura de Tapes, Fábrica dos Gaiteiros, está com novas inscrições em Tapes. O projeto é gratuito e ensina meninos e meninas a tocarem gaita e entrarem no universo da música tradicionalista. O Professor Claiton Scolto é o responsável pelas aulas. As aulas são feitas na Casa de Cultura de Tapes e as inscrições podem ser feitas no local entre 8h e 14h.

O Programa Conexão da Prefeitura de Tapes mostra hoje como o Projeto Fábrica de Gaiteiros da Prefeitura de Tapes está mudando a vida de dezenas de crianças na cidade. Voltaire Santos vai revelar um projeto social que está evoluindo a cultura da cidade através das gaitas do Borghettinho, companheirismo e tradicionalismo.

A Fábrica de Gaiteiros é um projeto voltado à sociedade que forma construtores e alunos de acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na região sul do Brasil como gaita de oito baixos.

Como surgiu:

O acordeonista gaúcho Renato Borghetti, em suas viagens e shows pelo interior do Brasil e Rio Grande do Sul, recebe milhares de correspondências e pedidos verbais de fãs e admiradores. Entre tantas demandas, passou a carregar consigo algumas que considerou especiais: aquelas que solicitavam doação de gaitas ou auxílio para aquisição do instrumento, demasiadamente caro para os padrões brasileiros. “Essas cartas e e-mails me fizeram perceber o quanto era restrito o acesso da gaita-ponto aos interessados de baixa renda, evidenciando, assim, a carência de um projeto que permitisse o estímulo e a inclusão de jovens talentos na perpetuação da autêntica cultura gaúcha, através da gaita de oito baixos,” comenta Renato.

O Projeto:

• Confecção e Meio Ambiente:
A confecção dos instrumentos é realizada com madeira certificada de eucalipto, proveniente de plantios renováveis.

• Formação Musical:
O projeto atualmente acontece nos municípios de Guaíba, Barra do Ribeiro, Porto Alegre, Tapes, Butiá, São Gabriel e Bagé, com a participação de mais de 200 crianças/adolescentes entre 7 e 15 anos.

Atualmente as aulas acontecem nos seguintes locais:

- Na cidade de Tapes com o Professor Claiton Scolto;
- Colégio Estadual Augusto Meyer em Guaíba com a Professora Cleonice Nobre;
- Sesc Campestre em Porto Alegre com o Professor Renato Muller;
- Fábrica de Gaiteiros em Barra do Ribeiro com o Professor Eduardo Vargas;
- Na cidade de São Gabriel no CTG Caibuaté com o Professor Eduardo;
- Na cidade de Bagé no Conservatório de Música com o Professor Augusto;
- Na cidade de Porto Alegre no Projeto Orquestra Villa Lobos - CPCA;
- Na cidade de Butiá, com a professora Adriana de Los Santos.