12 ABR 2022
Saúde faz alerta sobre registros da doença ‘mão-pé-boca’

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, reforça o alerta aos pais e responsáveis sobre o registro de 14 casos da Síndrome ‘mão-pé-boca’ principalmente em crianças menores de cinco anos em Tapes.

A infecção é mais comum em crianças de até cinco anos, embora também possa ocorrer em adultos. A transmissão ocorre através do contato direto entre as pessoas, contato com saliva, fezes e outras secreções, alimentos e objetos contaminados. As lesões de pele também transmitem a doença que é causada por vírus presente no sistema digestivo.

Os sintomas mais marcantes são as lesões em mãos, pés e boca e os primeiros sinais costumam ser a dor de garganta e febre.

A Vigilância Epidemiológica de Tapes reforça que os familiares e responsáveis por crianças com a suspeita da doença devem comunicar a creche e não levar a criança para a instituição.

A Secretaria da Saúde em conjunto com a Secretaria de Educação está acompanhando os casos e encaminhando para atendimento médico para o diagnóstico, no intuito de diminuir a disseminação da doença.

Recomendações para evitar a contaminação:
- Manter uma boa higiene pessoal e do ambiente, lavando as mãos com frequência, principalmente após ir ao banheiro e antes de manusear alimentos.
- Descartar adequadamente as fraldas e os lenços de limpeza em latas de lixo fechadas.
- Não compartilhar mamadeiras, talheres ou copos.
- Nas creches é preciso ter muito cuidado com a higiene das mãos após a troca de fraldas para que os profissionais não transmitam o vírus de uma criança para outra.
- Afastar o doente do trabalho e escola até o desaparecimento dos sintomas.
- Lavar com água e sabão e desinfetar com solução de água sanitária diluída em água pura (uma colher de sopa de água sanitária diluída em quatro copos de água limpa) toda a superfície de objetos que possam entrar em contato com secreções e fezes dos doentes.
- Evitar, na medida do possível, o contato muito próximo com o paciente (como abraçar e beijar).
- Cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir.
- Trocar e lavar diariamente as roupas comuns e roupas de cama de doentes.