13 JUN 2022
ESF Borges conta com atendimento de novo médico

A Secretaria Municipal da Saúde passou a contar a partir desta segunda-feira, dia 13 de junho, com o trabalho de um novo médico que vai atuar na Rede de Atenção Primária da ESF - Estratégia Saúde da Família Borges.

O Dr. Omar A. Azad, é natural da Bolívia e formado em Medicina pela Universidade Univalle, de Cochabamba. Ao chegar ao Brasil, o profissional teve seu diploma reavaliado pela Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro.

O médico se disse muito agradecido pela recepção que teve em sua chegada ao município de Tapes. “Como toda a chegada fiquei com uma certa ansiedade, mas até agora só conheci pessoas boas na cidade, as quais me receberam muito bem, então irei retribuir todo este carinho que me deram prestando um ótimo atendimento aos pacientes que mais necessitam”, pontuou Dr. Omar.

A contratação do novo profissional será 100% custeada com recursos próprios da Prefeitura Municipal e chega para suprir a vaga aberta após o pedido de desligamento de uma profissional que era cedida ao município pelo programa federal Mais Médicos.

Juntamente de sua equipe, o Dr. Omar será responsável por 700 atendimentos em média por mês.

A nova contratação também vem no momento em que há uma alta nos atendimentos dentro das Estratégias de Saúde da Família, principalmente do público infantil. Conforme a pasta da saúde, este aumento é ocasionado principalmente pela chegada da estação de inverno, que traz com ela as doenças respiratórias, por exemplo.

A secretária da saúde, Marlene Heidrich, agradeceu o médico por ter aceito o convite para assumir a ESF Borges. “Todos os municípios estão enfrentando situações muito delicadas na área da saúde. A dificuldade de se conseguir médicos é apenas uma destas situações que estamos enfrentando. Também há dificuldade de conseguir insumos, além de repasses insuficientes. Então, é um somatório de questões que estão provocando uma crise na saúde em todo o RS. Quando um profissional aceita o convite para trabalhar num município do interior é uma vitória para toda a comunidade”, ressaltou.

A Prefeitura Municipal de Tapes, através da Secretaria Municipal de Saúde, deseja muito sucesso ao novo profissional que, com certeza, será bem acolhido pela comunidade tapense.