19 AGO 2022
Seguem as tratativas para reabertura da Escola Agrícola Nemtala Kalil

O projeto do Governo Municipal de reabrir a Escola Agrícola Nemtala Kalil está a cada dia mais próximo de se tornar realidade. A escola que foi literalmente “abandonada” pelas gestões passadas, teve sua estrutura física totalmente revitalizada pelo atual governo do prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez.

Após a revitalização da escola, o próximo passo é efetivar a reabertura desta instituição de ensino já no próximo ano letivo. Para isso, a Administração Municipal vem trabalhando para alinhar uma parceria com o Governo do RS, no intuito, de reabrir a instituição e ofertar vagas na modalidade de escola politécnica, com foco em gestão rural.

Recentemente, ocorreram duas importantes reuniões envolvendo representantes da Administração Municipal e integrantes da Secretaria Estadual de Educação do RS (Seduc).

A primeira delas ocorreu no mês de julho, na sede da 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em Guaíba. Na ocasião, a comitiva tapense se reuniu com a coordenadora da 12ª CRE, Claudete Silva de Oliveira. O encontro serviu para que o Executivo Municipal apresentasse a intenção de parceria entre o Município e o Governo do Estado. Na reunião ficou evidente o otimismo e a vontade de ambas as partes de progredir com o projeto de reativar o desenvolvimento das atividades pedagógicas na instituição já no próximo ano.

No dia 09 de agosto, o Governo Municipal esteve na sede da Secretaria Estadual de Educação do RS (Seduc), em Porto Alegre. Na oportunidade, na presença do diretor-geral da Seduc, Guilherme Corte, foi oficializada a proposta de parceria entre o Município e o Governo Gaúcho, o qual ficaria responsável por disponibilizar o material pedagógico e humano necessário para o pleno desenvolvimento das atividades na escola.

Com a proposta formalizada, seguem agora os trâmites documentais para que o processo de parceria com o Governo do RS possa efetivar a reabertura desta instituição de ensino, a qual tanto orgulhou os tapenses no passado, e que em breve, voltará a cumprir seu propósito na formação de cidadãos.