18 JAN 2023
FINANÇAS
Executivo Municipal participa de reunião com o IBGE

Na tarde da segunda-feira, 16, no Plenário da Câmara Municipal, foi realizada a reunião extraordinária de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 (Repac), que reuniu vereadores, integrantes do Executivo Municipal, equipe do IBGE, Accita, Mercado Público, entre outros representantes da sociedade tapense.

A reunião, convocada pelo Poder Legislativo, teve como intuito conhecer os dados parciais da coleta que está ocorrendo desde agosto de 2022, além de sugerir estratégias que colaborem com a pesquisa em nosso município.

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, foram visitados até o momento no município de Tapes 10.089 endereços, sendo que à população recenseada até a primeira quinzena de janeiro é de 14.436 habitantes, ante os 16.629 moradores recenseados no Censo de 2010.

Segundo os integrantes do IBGE, a pesquisa vem encontrando alguns problemas pontuais, entre os casos citados está a dificuldade de localizar moradores em apartamentos e condomínios, o que acaba dificultando o bom andamento dos trabalhos. Conforme o IBGE, os locais onde os recenseadores estão encontrando mais dificuldades em localizar moradores são no bairro centro e no balneário Rebelo (Loteamento Tejada e Rua Havana).

O Executivo Municipal vê com grande preocupação esta redução no número de habitantes recenseados, já que isso implicará na redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que pode ocasionar perdas significativas nas receitas municipais.

Creditado no dia 10 de janeiro, o primeiro repasse do FPM do ano de 2023 registrou cerca de 20% de queda nas receitas do município de Tapes.

O Executivo Municipal seguirá apoiando a equipe do IBGE na realização da pesquisa censitária e aproveita para reforçar a importância da participação de todos os segmentos da população no levantamento do IBGE.

As informações do Censo são importantes para o desenvolvimento, gestão e execução de políticas públicas voltadas à população de nosso município.

Caso não tenha recebido o IBGE ou conheça alguém que não respondeu a pesquisa, entre em contato com o Posto de Coleta do IBGE em Tapes através do whatzapp número (51) 98353.0490, ou ligue gratuitamente para o número 137.

Estiveram presentes na reunião o prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez, vice-prefeito, Eduardo Simchen, secretário-geral, José Batista Pereira, secretário da Fazenda, Ari Jorge Pacheco, secretária da saúde, Marlene Heidrich, secretária da administração, Rosane Pinzon, secretário da produção primária, Adan Bunilha, entre outros integrantes do executivo municipal.