A Secretaria da Fazenda é o órgão responsável pelas finanças do Município de Tapes, e tem por objetivo: Arrecadar os recursos provenientes dos impostos, taxas e contribuições, diretamente ou recebidos através de transferências do Estado ou da União; Fiscalizar os contribuintes visando o recolhimento correto dos tributos; Distribuir os recursos orçamentários às demais secretarias e unidades orçamentárias segundo o que dispõe a Lei Orçamentária Anual; Executar a despesa pública com o mais absoluto interesse público, observando os princípios de legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e transparência;
A Secretaria Municipal da Fazenda é o órgão da Prefeitura que tem por competência:
III. Organizar, inscrever e manter atualizado o cadastro dos imóveis localizados na zona urbana do Município, para fins de tributação, na forma da legislação vigente, inclusive os que gozam de imunidade ou isenção;
VII. Fazer a inscrição, o controle e a cobrança amigável da dívida ativa do Município;
VIII. Coletar elementos, junto aos cartórios de notas, registros de imóveis e outras fontes, referentes às transações imobiliárias, com o objetivo de atualizar o valor venal dos imóveis cadastrados;
XII. Informar processos e expedientes que versem sobre assuntos de sua competência, bem como para o fornecimento de certidões;
XIII. Estudar a legislação tributária federal e estadual, bem como seus possíveis reflexos e aplicação no âmbito municipal, propondo alterações que proporcionem ao Município permanente atualização no campo tributário;
XIV. Julgar, em primeira instância, as reclamações contra o lançamento de tributos;
XVI. Coletar elementos junto às entidades de classe, Junta Comercial e outras fontes, referentes ao exercício de atividades passíveis de tributação municipal, com a finalidade de controle e atualização dos cadastros;
XVII. Elaborar, em coordenação com os demais órgãos da Prefeitura, as propostas orçamentárias anual, as diretrizes orçamentárias e plurianual e o acompanhamento de sua execução, de acordo com as políticas estabelecidas pelo Governo Municipal;
XVIII. A elaboração de pesquisa, estudos de viabilidade e projetos de desenvolvimento socioeconômico de iniciativa do governo municipal;
XIX. Desenvolver estudos e estabelecer normas, objetivando o progressivo aperfeiçoamento dos processos e padrões orçamentários;
XXI. Exercer a fiscalização nas áreas de obras, indústria, comércio, lavrando notificações, intimações autos de infração e embargos;
XXII. Emitir documentos fiscais visando o cumprimento da legislação em vigor, especialmente as correspondentes ao Plano Diretor, Código Tributário e de Posturas Municipais;
XXIII. Exercer outras competências correlatas.
A Secretaria Municipal da Fazenda compreende em sua estrutura as seguintes unidades:
a) SETOR DE CONTADORIA
End: Rua Cel. Pacheco nº 198
Telefone para contato (51) 36723267 ou (51) 36725200 Ramal 5267
Email para contato: contabilidade@tapes.rs.gov.br
Atendimento: de segunda a sexta feira das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h30min
Compete ao Setor de Contadoria:
III. Supervisionar os serviços de natureza contábil dos setores, visando a melhoria e regularidade das atividades contábeis;
VII. Promover a anulação de empenhos, quando tal medida se justificar, comunicando o fato ao órgão interessado;
VIII. Promover a liquidação da despesa, bem como a conferencia de todos os elementos, nos processos respectivos;
XII. Promover o registro e o controle dos fatos ligados aos interesses da Prefeitura ou á administração de seus bens;
XIII. Controlar as aquisições, alienações e concessões de imóveis, bem como reparar os processos respectivos, quando devidamente autorizados;
XIV. Executar outras tarefas afins.
a.1) Do Contador
Compete ao Contador:
III. Assinar a escrita contábil;
VII. Executar outras tarefas afins.
a.2) Do Chefe da Seção de Contadoria
End: Rua Cel. Pacheco nº 198
Telefone para contato (51) 36725200 Ramal 5288
Email para contato: contadoria@tapes.rs.gov.br
Atendimento: de segunda a sexta feira das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h30min
Compete ao Chefe da Seção de Contadoria assessorar, orientar, planejar, controlar, efetuar, revisar e/ou responsabilizar-se pelas seguintes tarefas:
III. Apuração, cálculo e registro de custos públicos; avaliação do acervo patrimonial; avaliação e atualização dos haveres e obrigações do Município; avaliação da capacidade econômica e financeira das empresas em processos de licitação;
VII. Cumprimento de obrigações acessórias em matéria contábil, orçamentária e tributária, tais como: retenções previdenciárias, retenções de imposto de renda na fonte, certidões negativas de débitos, envio de informações ao Tribunal de Contas do Estado, Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério da Previdência Social, Ministério da Saúde, Ministério da Educação e outros órgãos federais e/ou estaduais;
VIII. Elaboração de balancetes contábeis, orçamentários, financeiros ou patrimoniais, bem como quaisquer outras demonstrações contábeis exigidas pela legislação vigente sobre o movimento contábil, orçamentário, financeiro e patrimonial, de forma analítica ou sintética;
XII. Operação e funcionamento do sistema de controle interno;
XIII. Operação e funcionamento do sistema de controle patrimonial e de almoxarifado, inclusive quanto à existência e localização física dos bens;
XIV. Organização dos processos de prestação de contas das entidades e órgãos da administração pública municipal direta e indireta, a serem julgadas pelos Tribunais, Conselhos de Contas ou órgãos similares;
XVI. Planificação das contas, com a descrição das suas funções e do funcionamento dos serviços contábeis, obedecida a padronização contábil vigente; programação orçamentária e financeira, e acompanhamento da execução de orçamentos-programa, tanto na parte física quanto na monetária; tomada de contas dos responsáveis por bens ou dinheiros públicos;
XVII. Execução de tarefas afins correlatas ao exercício da profissão.
b) SETOR DE TESOURARIA
End: Rua Cel. Pacheco nº 198
Telefone para contato (51) 36725200 Ramal 3262
Email para contato: tesouraria@tapes.rs.gov.br
Atendimento: de segunda a sexta feira das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h30min
Compete ao Setor de Tesouraria:
III. Manter contatos com os estabelecimentos de crédito, em assuntos de interesse da Prefeitura, bem como próprios a movimentação das contas;
VII. A elaboração de boletins diários de movimento financeiro da Tesouraria;
VIII. O controle e acompanhamento do numerário proveniente de convênios;
XII. Registrar em livros ou fichas apropriadas os títulos e valores sob sua guarda, providenciando as restituições de caução ou fiança, após liberadas pela autoridade competente
XIII. Realizar outras atividades relacionadas com sua área.
XIX. Preparar, diariamente, o boletim do movimento geral de tesouraria;
XXI. Executar outras tarefas afins
b.1) Do Chefe da Tesouraria
Compete ao Setor de Tesouraria:
c) SETOR DE TRIBUTAÇÃO
End: Rua Cel. Pacheco nº 198 com acesso pela Av. Getúlio Vargas – sala 01
Telefone para contato (51) 36725234 ou (51) 36725200 Ramal 5284
Email para contato: tributacao@tapes.rs.gov.br
Atendimento: de segunda a sexta feira das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h30min
Compete ao Setor de Tributação:
XII. Exercer atividades correlatas.
d) SETOR DE FISCALIZAÇÃO
End: Rua Cel. Pacheco nº 198 com acesso pela Av. Getúlio Vargas – sala 06
Telefone para contato (51) 36725233
Email para contato: fiscal@tapes.rs.gov.br
Atendimento: de segunda a sexta feira das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h30min
Compete ao Setor de Fiscalização:
III. Emitir documentos fiscais visando o cumprimento da legislação em vigor, especialmente as correspondentes ao Plano Diretor, Código Tributário e de Posturas Municipais;
As atividades do Setor de Fiscalização da Secretaria Municipal da Fazenda estão divididas em três grupos: Dos Fiscal Tributário e da Fiscalização Tributária; da Fiscalização da Indústria e Comércio e da Fiscalização de Obras.
d.1) Do Fiscal Tributário
End: Rua Cel. Pacheco nº 198 com acesso pela Av. Getúlio Vargas – sala 06
Telefone para contato (51) 36725233
Email para contato: fiscaltributario@tapes.rs.gov.br
Atendimento: de segunda a sexta feira das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h30min
Compete ao Fiscal Tributário:
III. Exercer a fiscalização direta em estabelecimentos comerciais, industriais, e de serviços;
VII. Orientar o levantamento estatístico específico da área tributária;
VIII. Apresentar relatórios periódicos sobre a evolução da receita;
d.2) Da Fiscalização Tributária
End: Rua Cel. Pacheco nº 198 com acesso pela Av. Getúlio Vargas – sala 06
Telefone para contato (51) 36725233
Email para contato: fiscal@tapes.rs.gov.br
Atendimento: de segunda a sexta feira das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h30min
Compete a Fiscalização Tributária:
III. Orientar os contribuintes quanto à legislação municipal, estadual e federal tributária;
d.3) Da Fiscalização da Indústria e Comércio
End: Av. Assis Brasil nº 533
Telefone para contato (51) 36725239
Email para contato: jessequeli@tapes.rs.gov.br
Atendimento: de segunda a sexta feira das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h30min
Compete a Fiscalização da Indústria e Comércio:
III. Realizar plantão/fiscalização de comércio ambulante.
d.4) Da Fiscalização de Obras
End: Rua Cel. Pacheco nº 198 acesso Centro Administrativo – Anexo I – sala 03
Telefone para contato (51) 36725200 Ramal 5252
Email para contato: rosangela.silveira@tapes.rs.gov.br
Atendimento: de segunda a sexta feira das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h30min
Compete a Fiscalização de Obras::
III. Recebimento e entrega de guia de ITBI;
e) SETOR DE CADASTRO IMOBILIÁRIO
End: Rua Cel. Pacheco nº 198 com acesso pela Av. Getúlio Vargas sala 04
Telefone para contato (51) 36725241
Email para contato: cadastro@tapes.rs.gov.br
Atendimento: de segunda a sexta feira das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h30min
Compete ao Setor de Cadastro Imobiliário:
III. Monitorar e coordenar as atividades de compatibilização das informações relativas a lotes e edificações os sistemas legados e as manutenção integrada;
f) SETOR DE LICITAÇÕES e CONTRATOS
End: Rua Cel. Pacheco nº 198 acesso Centro Administrativo Anexo I sala 15
Telefone para contato (51) 36725222
Email para contato: licitacao@tapes.rs.gov.br
Atendimento: de segunda a sexta feira das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h30min
Compete ao Setor de Contratos, Convênio e Licitações:
f.1) Encarregado do Setor de Contratos, Convênios e Licitações
Encarregado do Setor de Contratos, Convênio e Licitações, está vinculado a Secretaria Municipal da Fazenda, ficando sob sua a responsabilidade:
III. Executar todos os atos inerentes a processos licitatórios, nos termos da Lei nº 8.666/93, desde a elaboração de editais, formalização de contratos, bem como suas respectivas publicações.
g) SETOR DE COMPRAS
End: Rua Cel. Pacheco nº 198 acesso Centro Administrativo – Anexo I – sala 14
Telefone para contato (51) 36725231
Email para contato: compras@tapes.rs.gov.br
Atendimento: de segunda a sexta feira das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h30min
Compete ao Setor de Compras:
III. Receber, ordenar e registrar os pedidos de compras, equipamentos, material permanente, de consumo e de serviços e obras, promovendo seu atendimento de acordo com as normas em vigor;
g.1) Chefe da Seção de Compras
Encarregado da Seção de Compras, está vinculado a Secretaria Municipal da Fazenda, ficando sob sua a responsabilidade:
III. Controlar os prazos de entrega dos materiais adquiridos, exigindo seu cumprimento junto aos fornecedores de bens e serviços;
h) CENSO DO ICMS
End: Rua Cel. Pacheco nº 198 acesso Centro Administrativo – Anexo I – sala 01
Telefone para contato (51) 36725238
Email para contato: icm@tapes.rs.gov.br
Atendimento: de segunda a sexta feira das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h30min
Compete ao Censo do ICMs:
III. Elaborar guias de apuração Mod. A – agricultores;
VII. Organizar e proceder o RECURSO DO CENSO DO ICMS, junto a Secretaria da Fazenda;
VIII. Manter organizado, quadro demonstrativo das fontes e da formação do índice do ICMS;
i) UNIDADE MUNICIPAL DE CADASTRAMENTO RURAL
End: Rua Cel. Pacheco nº 198 acesso Centro Administrativo – Anexo I – sala 01
Telefone para contato (51) 36725238
Email para contato: incra@tapes.rs.gov.br
Atendimento: de segunda a sexta feira das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h30min
Compete a Unidade Municipal de Cadastramento Rural:
III. Interessar-se sobre quaisquer questões relacionadas com o cadastramento e a tributação a cargo do INCRA;
End: Av. Dom Vicente Scherer nº 296 sala 27 – Localizada no FORUM
Telefone para contato (51) 36725240
Email para contato: karen.ribeiro@tapes.rs.gov.br
Atendimento: segunda a sexta feira das 9h às 18h
Compete ao Balcão de Negociação – Anexo Fiscal
Com relação às execuções fiscais: movimentação processual; elaboração e expedição de documento; autuação de processos, juntada de documentos nos processos; arquivamento e desarquivamento de processos; consulta ao sistema Themis; atendimento ao público.