06 OUT 2022
Prefeito participa de celebração dos 20 anos da Uergs em Tapes

A noite de terça-feira, 04 de outubro, foi de celebração para a comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). No mês de outubro, esta importante instituição de ensino comemora os 20 anos de inauguração da unidade em Tapes.

A celebração especial contou com depoimentos de ex-acadêmicos e professores, além do pronunciamento de autoridades e demais pessoas que foram importantes na história da Uergs desde sua implantação em Tapes.

A noite também reservou espaço para homenagens, em especial a uma linda homenagem póstuma ao professor Albano Schwarzbold, figura marcante na vida de toda a comunidade acadêmica. Como forma de reconhecimento ao seu relevante trabalho, a nova biblioteca da unidade da Uergs em Tapes recebeu o nome de “Biblioteca Prof. Dr.Albano Schwarzbold”.

As demais homenagens e o descerramento da placa foram acompanhadas por familiares do homenageado, os quais ficaram felizes pelo carinho e reconhecimento conferido pela comunidade acadêmica ao Prof. Dr. Albano Scwarzbold.

Presente na cerimônia, o prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez recordou episódios marcantes os quais foram fundamentais para a instalação da Uergs no município de Tapes. Garcez relembrou que durante sua segunda gestão à frente da Prefeitura, no ano de 2001, seu governo se somou as demais forças da comunidade que pleiteavam junto ao Governo do Estado, na época sob comando de Olivío Dutra, a vinda da Uergs para nossa cidade.

“Com a união de esforços, conseguimos sensibilizar o governador da necessidade de criação da unidade da Uergs em nosso município”. A pedra fundamental da unidade da Uergs foi lançada no mesmo dia em que o governador Olívio Dutra esteve na cidade tapense para inaugurar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Para uma plateia formada por acadêmicos e demais representantes de instituições públicas e das escolas da região, o prefeito parabenizou os professores e demais funcionários que somam esforços pela unidade da Uergs em Tapes. “A Uergs orgulha muito a todos nós tapenses, principalmente pelo fato desta instituição ser uma formadora de profissionais competentes e que muito contribuem para nossa sociedade”, frisou Garcez.

Breve Histórico

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) foi criada através da Lei 11.646 de Julho de 2001, tendo como missão: “Promover o desenvolvimento regional sustentável através da formação de recursos humanos qualificados, da geração e da difusão de conhecimentos e tecnologias capazes de contribuir para o crescimento econômico, social e cultural das diferentes regiões do Estado”.

Inaugurou sua unidade em Tapes oficialmente em 01 de outubro de 2002, tendo como coordenador da unidade o professor Henrique Arlindo Franzmann Schuster e como Diretora do Centro Regional VII profª. Soraya Patrícia Bragança.

A unidade foi instalada, inicialmente, no Instituto Estadual da Educação Cel. Patrício Vieira Rodrigues, na Rua Osvaldo Aranha, nº 489, numa área de 264,77 m², sendo posteriormente transferida para a escola Fundamental Gaston Augusto Cesar - CIEP, situada na Rua Oscar Matzembacher, nº 475, em 20 de Setembro de 2004, onde até hoje compartilha o prédio com a escola.

A unidade da Uergs em Tapes, em conformidade com seus conceitos e missão, atende a região Centro Sul do Estado, especialmente a Costa Doce. Durante estes 20 anos, a unidade contribui com a região, bem como com o desenvolvimento do cidadão através da oferta de diferentes cursos, todos voltados ao perfil de demandas da região.

De 2012 a 2022, foram oferecidas mais de mil vagas de graduação nos cursos de Pedagogia, curso superior de Tecnologia em Recursos Pesqueiros - Produção de Pescado, curso superior em Tecnologia de Meio Ambiente – Gestão Ambiental, curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, curso de Bacharelado em Administração, oferecendo ainda o programa especial de formação pedagógica docente, qualificando profissionais de diversas áreas para a docência.

Durante este período, ao longo dos anos, alunos de diferentes regiões do Estado, do País e até mesmo estrangeiros também se beneficiaram com as atividades desenvolvidas pela Uergs.

A partir de 2014, iniciou-se o planejamento para que a unidade de Tapes pudesse garantir a oferta de pós-graduação Lato Sensu para a região, buscando a partir das características regionais as soluções para as demandas de desenvolvimento regional.

Até o ano de 2022, três edições foram realizadas, ofertando mais de 120 vagas para os seguintes cursos de especialização: Análises e Manejo de Sistema Sócio Ecológico, Sistema Sócio Ecológico e Educação Sócio Ambiental.

Em 2023, serão ofertadas mais 40 vagas para a 2ª edição do Curso de Especialização em Educação Sócio Ambiental, cujo o projeto pedagógico foi reformulado.

Sobre o Professor Dr. Albano Schwarzbold

Graduado em História Natural pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1971), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1992). Foi professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e colaborador na Uergs de 2013 a 2019.