08 MAI 2023
Município e IFSul debatem parceria na área do ensino profissionalizante
Na manhã de sexta-feira (05/05), o município de Tapes recebeu a visita de uma comitiva do IFSul Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, do Campus Pelotas.

A vinda da direção do IFSul ao município foi intermediada pelo Executivo Municipal com o objetivo de alinhar uma futura parceria entre a Prefeitura e o Instituto Federal no desenvolvimento de ensino profissionalizante.
A comitiva que foi recepcionada na Escola Agrícola Nemtala Kalil, conheceu as dependências desta instituição de ensino que pode ser a utilizada pelo IFSul no desenvolvimento de cursos profissionalizantes direcionados aos jovens de Tapes e da região da Costa Doce.

Na oportunidade, foram discutidas futuras parcerias com o objetivo de aproximar as instituições de ensino do mercado de trabalho, incluindo a promoção de cursos profissionalizantes, com certificação, nas áreas do turismo, gestão rural, agroindústria, entre outros.

O prefeito Luiz Carlos Garcez destacou o grande potencial que a perspectiva de abrir uma extensão do IFSul em Tapes traz para toda comunidade educacional, inclusive para os municípios da região, caso de Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul, Arambaré, Sertão Santana, entre outros.

Para Garcez, esta seria uma grande oportunidade para centenas de jovens se capacitarem para o mercado de trabalho, com foco em atividades que dominam a economia regional, caso da produção primária.

“Muitos jovens no momento que concluem o ensino médio, não conseguem acessar um ensino técnico de qualidade devido ao custo de se estudar nos grandes centros urbanos, por exemplo. Temos toda esta estrutura pronta, de fácil acesso, aqui no Nemtala, precisamos construir uma parceria com uma instituição de ensino importante, como é o caso do IFSul, para que estes jovens tenham a oportunidade de seguir seus estudos próximos a suas origens, oferecendo a eles educação de qualidade e totalmente gratuita”, projetou o prefeito.

Os integrantes do IFSul ficaram impressionados pela qualidade da estrutura física da escola, destacando que o local tem totais condições de receber uma extensão do instituto federal ou até mesmo a criação de um Campus do IFSul.

Na reunião ficaram acertados os próximos passos para a construção desta parceria, incluindo a nomeação de uma comissão que ficará responsável por tratar da instalação da unidade do IFSul no município de Tapes. Nos próximos dias será publicada uma portaria com os nomes dos representantes de Tapes que farão parte desta comissão.

Participaram da reunião na Escola Agrícola Nemtala Kalil, o prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez, secretária da educação e cultura, Maristela Farias de Lima, Diretor Executivo da Reitoria, Antônio Carlos Brod, Pró Reitora de Extensão e Cultura, Gisela Duarte, Diretora de Desenvolvimento Institucional, Ana Paula Nogueira e Silva, Diretor de Planejamento e Obras, Michel Oliveira, Presidente do Sindicato Rural de Tapes (SRT), Genésio Moraes, presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Tapes (Accita), Derli Pereira Junior, vereador Anderson Stiborski, além de demais integrantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tapes.