27 JUN 2023
Audiência Pública debateu projeto do IFSul em Tapes
Na tarde de sexta-feira, 23 de junho, o Plenário Armando Gross, da Câmara Municipal de Tapes, foi palco de uma importante Audiência Pública que tratou sobre o projeto de instalação de um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul) no município de Tapes.

As tratativas entre o Executivo Municipal e o IFSul iniciaram há alguns meses durante visita do Prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez ao Campus do IFSul, em Pelotas. O objetivo do Governo Municipal é que o Instituto Federal seja instalado na Escola Agrícola Nemtala Kalil e venha a contribuir com o desenvolvimento econômico e social de Tapes, bem como de toda a região da Costa Doce.

Antes da audiência, o reitor do IFSul Campus Pelotas, Flavio Nunes, foi recebido pelo Prefeito Garcez na Escola Agrícola, onde conheceu as instalações da instituição, que teve sua infraestrutura recuperada pela Administração Municipal.

Após a visita à Escola, o reitor foi recepcionado na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), onde na companhia do Prefeito Garcez, conversou com o Deputado Estadual, Marcus Vinicius Vieira de Almeida, o qual se comprometeu a contribuir no projeto de instalação de um futuro campus no município.

Já na Câmara de Vereadores, a comunidade tapense atendeu a convocação do Prefeito e lotou o Plenário Armando Gross.
Sob os olhares atentos de representantes de diferentes segmentos da sociedade tapense, os representantes do IFSul apresentaram o trabalho educacional e de formação profissional desempenhado pelo Instituto Federal em diferentes regiões do nosso País.

O prefeito Garcez aproveitou a ocasião para falar sobre a importância da mobilização da comunidade tapense e da região nas tratativas do projeto da instalação do IFSul em solo tapense.

“Eu não tenho dúvidas de que a vinda do Instituto Federal para nosso município vá contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico e social de toda nossa região. Vamos mobilizar as forças políticas de diferentes partidos e ideologias para que este projeto vire realidade”, reforçou o prefeito Garcez, reafirmando que o projeto é suprapartidário.
O próximo passo será protocolar no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, a documentação necessária para a criação de um campus IFSul em Tapes.

Participaram da Audiência Pública, lideranças políticas, secretários municipais, representantes de entidades empresariais e do setor rural, imprensa regional, e sociedade em geral.