23 MAR 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Tapes ganha ponto de coleta de lâmpadas fluorescentes

A Prefeitura Municipal de Tapes, por meio da Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a empresa Reciclus, informa que a partir desta quarta-feira, dia 23 de março, o município conta com um ponto de coleta de lâmpadas fluorescentes inservíveis.

Para tanto, os cidadãos podem se dirigir a sede da Secretaria do Meio Ambiente, situada na Rua Felicíssimo de Alfonsin, nº 659 – Térreo, na Praça Rui Barbosa, e depositar suas lâmpadas inservíveis, ajudando assim na preservação do meio ambiente.

Pelos seus componentes, dentre os quais, o mercúrio, as lâmpadas em geral, principalmente as fluorescentes, não podem ser descartadas no lixo comum, pois podem provocar intoxicação e problemas de saúde em geral tanto no meio ambiente (solo, recursos hídricos) quanto na população por inalação.

A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que busca estimular o consumo sustentável e promover a destinação correta de lâmpadas.

Todo material descartado será coletado pela Reciclus que por sua vez encaminha os materiais para reuso, reciclagem ou descarte correto, de acordo com as condições do material coletado.

Destinação ambientalmente correta
De acordo com a Reciclus, é possível utilizar os resíduos das lâmpadas fluorescentes na fabricação de outros produtos. O vidro, por exemplo, pode ser destinado para a produção de novos vidros para uso não alimentar. Os pinos de latão podem ser fundidos e utilizados para a produção de novos materiais, enquanto o pó fosfórico, já livre do mercúrio, utilizado em fábricas de cimento ou asfalto. E, por fim, o mercúrio pode ser enviado para fabricação de termômetros/barômetros e indústrias cloro-soda.