29 MAR 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Feira da Páscoa ocorrerá de 12 a 14 de abril

Uma série de atividades estão sendo organizadas pelo município de Tapes para marcar as celebrações da Semana Santa. A programação inclui decoração temática, apresentações artísticas, brinquedos infláveis, exposição de artesanato, além da tradicional feira que ocorre no Mercado Público.

Uma das novidades deste ano será a confecção da carteira de artesão, que será emitida pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).

A Feira de Páscoa será realizada nos dias 12, 13 e 14 de abril, pela manhã das 08h às 11h30, e a tarde das 13h30 às 17h, ao lado do Mercado Público de Tapes, situado na Rua Mauá, n° 395.

Apresentações artísticas

Não vai faltar atrações durante a programação da Feira de Páscoa 2022. Nos três dias do evento estão agendadas apresentações artísticas de jovens talentos de Tapes, que integram a Fábrica de Gaiteiros, a Banda Municipal de Tapes e o Projeto de Incentivo a Música (Projim).
A criançada também terá um espaço especial para diversão na feira. Isso porque através de uma parceria com a empresa Conectsul será disponível brinquedos infláveis para a garotada.

Confecção da Carteirinha do Artesão

Uma equipe da FGTAS estará em Tapes onde avaliará as produções dos artesãos tapenses e também recolherá os documentos necessários para confecção da Carteira do Artesão. O documento, entre outras coisas, possibilita a participação em exposições, feiras e eventos. É importante lembrar que para ter realizado o seu cadastro, cada artesão deverá apresentar três trabalhos concluídos e três iniciados para avaliação dos jurados.

O que é Carteira do Artesão - Documento emitido pela FGTAS, que reconhece os artesãos como profissionais autônomos. Com ela, os profissionais têm acesso a benefícios como identidade profissional, direito de contribuir para a Previdência Social, isenção do ICMS, declaração de renda fornecida pelo PGA, participação em exposições e feiras, entre outros.

Feira do Peixe, chocolates e de produtos coloniais

Para manter a tradicional comercialização de peixes na Semana Santa, o Mercado Público de Tapes terá um atendimento especial. Durante três dias o espaço vai ofertar produtos coloniais, como vinhos, bolachas, pães e cucas ou ainda ovos de chocolates artesanais. A comunidade também poderá adquirir uma variedade de peixes, desde carpas vivas, até filés de violinha e tainha.

A programação da Feira da Páscoa é organizada através da parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria da Assistência Social, Secretaria de Turismo, Desporto e Lazer, Secretaria da Produção Primária, Indústria e Comércio, além do apoio do Mercado Público, empresa Conectsul, Liga Feminina de Combate ao Câncer.