20 ABR 2022
FINANÇAS
Prefeito faz prestação de contas e fala sobre as dívidas deixadas pela gestão anterior

Visando prestar maior transparência e visibilidade às ações desenvolvidas no seu governo, o prefeito Luiz Carlos Garcez, através de sua Assessoria de Imprensa, apresentou um balanço financeiro onde deu ênfase às principais ações desempenhadas à frente da Prefeitura Municipal.

Conforme os números apresentados pela Administração Municipal o valor investido em obras e aquisição de equipamentos, somou no ano de 2021, o montante de R$ 5.320.707,49. Somente em investimentos na infraestrutura municipal foram empregados R$ 3.607.752,74. Já na compra de equipamentos e materiais permanentes foram investidos outros R$ 1.712.954,75.

O Governo Municipal destaca que a aplicação de recursos do Município está sendo realizada com muita responsabilidade e buscando cada vez mais eficiência, sempre levando em conta o compromisso com a transparência.

Pagamento de dívidas deixadas pela gestão anterior

A atual Administração pagou somente no ano de 2021, o valor de R$ 3.785.177,83 de dívidas herdadas da gestão de Silvio Rafaelli, o que inclui pagamentos de parcelas do RPPS, FINISA e Precatórios.

Conforme cálculos do Setor de Contabilidade, a dívida da gestão anterior com o “Regime Próprio de Previdência Social”, o chamado RPPS, soma o montante de R$ 6.700.684,20. Somente no ano de 2021, a atual administração pagou R$ 2.815.688,34 referentes a parcelas não pagas pela gestão passada.

Neste ano, a Administração ainda pagará mais de R$ 2,2 milhões em dívidas com o RPPS herdadas da antiga gestão. A dívida total com o RPPS deverá ser liquidada somente no ano de 2025. “Estamos pagando em dia o que compete a nós, e ainda pagando dívidas deixadas pela gestão passada”, lamentou Garcez.

“Não sei como o antigo gestor consegue sair por ai falando que deixou as contas públicas em dia e dinheiro no caixa da prefeitura, quando na verdade deixou foram dívidas para o nosso governo pagar”, afirmou o prefeito.

Ainda entre as quitações realizadas por esta Administração, consta o valor de R$ 436.555,03 junto ao FINISA, dívida também deixada pelo governo anterior. As parcelas do financiamento pelo FINISA vão até junho de 2029 e custarão aos cofres públicos em torno de R$ 4.700.000,00.

Por fim, ainda em 2021, a atual administração quitou o valor de R$ 532.934,46 em dívidas contraídas pela gestão passada com o fundo de Precatórios.

“Nós pagamos em dia tudo aquilo que é de obrigação nossa, e também estamos colocando em dia as dívidas deixadas pela antiga gestão. O atual governo prima pela responsabilidade fiscal e por isso está pagando regularmente tudo aquilo que é de sua obrigação”, frisou o prefeito.