09 AGO 2022
Profissionais da saúde passam por capacitação no combate ao tabagismo

Sabendo que o tabagismo é uma doença que causa dependência, abandonar o cigarro nem sempre é uma tarefa fácil. Mas isso não pode ser motivo para desistir. Não importa a sua idade ou o quanto já está dependente, parar de fumar sempre vale a pena.

Com o objetivo de capacitar as profissionais da rede de saúde que atuam diretamente no atendimento de pessoas que procuram ajuda para abandonar o cigarro, foi realizado nos dias 03 e 04 de agosto, um curso virtual que abordou as ações relacionadas ao enfrentamento ao tabagismo, com ênfase nas diretrizes do Programa de Controle do Tabagismo, assim como a abordagem e tratamento na rede SUS, entre outros temas.

A qualificação à distância promovido pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) também serviu para que as profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Tapes se atualizassem acerca da prática de atenção às pessoas tabagistas.

Participaram do curso enfermeiras que atuam nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF), serviço de vigilância epidemiológica e serviço de saúde mental.

Fumantes podem procurar unidades de saúde ou o CAPS

Os fumantes que querem se livrar do vício podem procurar a unidade de saúde do seu território (ESF Centro, Borges, Arroio, Wolf) ou ainda o CAPS Renascer da lagoa, pois estas unidades estão preparadas para acolher o usuário e encaminhá-lo para o tratamento, que consiste em atendimento individual, com utilização ou não de medicamento, e também em participação em terapias de grupo.

O tabagismo é uma das principais causas de doenças graves como diversos tipos de cânceres, problemas cardiovasculares e males respiratórios.

O SUS oferta tratamento gratuito aos dependentes da nicotina como parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo.