03 MAI 2023
OBRAS PÚBLICAS
Reforma do prédio da Casa da Cultura terá nova licitação
A reforma do prédio da Casa da Cultura Ruy de Quadros Machado vai passar por um novo processo licitatório. Uma nova licitação precisou ser aberta após as outras duas licitações, ocorridas em 2022, darem “desertas”, ou seja, sem empresas interessadas em executar o serviço.

O prédio histórico que está interditado desde 2019 apresenta problemas estruturais, que vão desde defeitos na parte elétrica e hidráulica, mofo, assoalho danificado, aberturas e telhado comprometidos, infiltrações, entre outras avarias que colocavam em risco tanto o valioso acervo histórico, como também a integridade do público que frequentava o local.

Visando devolver este patrimônio público aos tapenses, a Administração Municipal, através da assessoria de engenharia, projetou as reformas necessárias para a reabertura deste espaço cultural que teve seu passado negligenciado.

Para a reforma do prédio serão utilizados recursos na ordem de R$ 238,856,00 mil, provenientes de emenda parlamentar (disponível desde 2020), somada a recursos da Prefeitura Municipal. O prédio centenário apresenta características arquitetônicas peculiares fazendo com que a obra seja considerada “complexa”, principalmente pelo fato de que a revitalização deva preservar as características originais do prédio.

Revitalização do entorno do prédio da Casa da Cultura

Paralelo a reforma da Casa da Cultura, a Administração Municipal também planejou uma ampla revitalização em seu entorno, que prevê a construção de sanitários, cercamento, iluminação, acessibilidade, entre outras melhorias.

É importante frisar que todo este investimento só será possível em virtude do esforço da Administração Municipal em garantir os recursos necessários, aproximadamente R$ 590 mil reais, oriundos do caixa único da Prefeitura, que serão aplicados na revitalização da Casa da Cultura.

“É um sonho desta administração ver a Casa da Cultura de portas abertas e com o prédio totalmente revitalizado. Estamos fazendo todos os esforços necessários para que aquele local volte a ser o ponto de referência cultural e histórico de nosso município”, pontuou o prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez.

O objetivo dessa grande obra é revitalizar e adequar o espaço, proporcionando o conforto e a segurança necessária, além de garantir a continuidade desse local em registrar e contar a história do município para todos que a visitarem.
A obra de revitalização será iniciada após o processo licitatório ser concluído.