07 NOV 2023
Município segue mobilizado para captar um Câmpus do IFSul

A Administração Municipal de Tapes segue mobilizada com o intuito de oficializar a vinda de um Câmpus do IFSul – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense. Entre as tratativas, o Executivo Municipal formalizou no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, sua proposta para implantação de um câmpus que seria instalado na Escola Agrícola Nemtala Kalil.

Recentemente, o prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez participou, em Porto Alegre, de uma Audiência Pública, que entre as pautas debateu a implantação de novos câmpus do Instituto Federal em solo gaúcho. Assim como Tapes, outras 27 cidades gaúchas têm interesse em receber um câmpus IFSul, todavia muitas delas não tem uma estrutura como a encontrada na Escola Nemtala Kalil, que foi revitalizada pela atual gestão.

Diante de lideranças políticas e profissionais da área da educação, entre eles a Deputada Maria do Rosário, o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Ferreira, e do reitor do IFSul, Flavio Nunes, o prefeito Garcez falou sobre a importância da instalação de um câmpus do Instituto Federal em solo Tapense, visto que a instituição seria voltada ao ensino técnico profissionalizante na área agrícola, principal atividade econômica dos municípios da Costa Doce.

“A instalação de um Instituto Federal em Tapes seria um marco importante para o desenvolvimento econômico e da educação profissional não só de Tapes, mas também para todos os municípios da região”, frisou o prefeito.

Na última segunda-feira, 06 de novembro, o município de Tapes recebeu um importante apoio que se somará na mobiliZação para captar um Campus Federal em nosso município. O Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense, aprovou, através do seu presidente, Flavio Luis Barbosa Nunes, a Moção de Apoio à Expansão do IFSul para o Município de Tapes.

O Governo Municipal, através do prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez, seguirá mobilizado para concretizar a vinda desta importante instituição, que será uma ferramenta fundamental de transformação para o desenvolvimento regional através da qualificação profissional.

Leia a Moção de Apoio da íntegra:

Moção de Apoio à Expansão do IFSul para o Município de Tapes

O Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, em reunião realizada dia primeiro de novembro de dois mil e vinte e três, vem a público manifestar total apoio à expansão da Rede Federal de ensino público, gratuito, inclusivo e de qualidade. Tendo o município de Tapes manifestado interesse, o IFSul reconhece que a instalação de um câmpus nesse município causará um impacto significativo no desenvolvimento da região na qual estará inserido, proporcionando oportunidades educacionais e formação profissional de excelência nas diversas áreas que atuamos. Considerando que as autoridades municipais estão motivadas e buscando apoio para a concretização da instalação de um câmpus em seu município, este Conselho entende que, pelas peculiaridades e comprometimento apresentados, ele tem condições de ser agraciado em seu objetivo e, assim, reafirma seu apoio.

Flavio Luis Barbosa Nunes

Presidente do CONSUP