16 FEV 2024
Obras de restauração da Casa de Cultura Rui de Quadros Machado são iniciadas
A Prefeitura de Tapes iniciou as obras de restauração do prédio histórico da Casa de Cultura Rui de Quadros Machado.
O prédio que foi interditado em 2019 pelo Corpo de Bombeiros apresentava sérios problemas estruturais, desde defeitos na parte elétrica e hidráulica, mofo, assoalho danificado, aberturas e telhado comprometidos, infiltrações, entre outras avarias que colocavam em risco tanto o valioso acervo histórico, como também a integridade do público que frequentava o local.
A obra será inteiramente custeada com recursos próprios da Prefeitura Municipal. Cabe informar que entre os recursos previstos estava uma emenda parlamentar do Deputado Pompeo de Mattos, do ano de 2020, na ordem de R$ 238 mil reais, mas que infelizmente, apesar dos inúmeros contatos com pessoas ligadas ao parlamentar, não foi disponibilizado para custear a obra.
Cabe recordar que, desde 2022, outras quatro licitações para restaurar a Casa da Cultura deram desertas (sem empresa interessada na obra). O custo total da restauração será de R$ 809.227,32.
A reabertura deste local histórico é uma das prioridades da Administração Municipal. A obra de restauração deverá preservar as características originais do prédio.
Paralelo a reforma da Casa da Cultura, a Administração Municipal também planeja uma ampla revitalização em seu entorno, que prevê a construção de sanitários, cercamento, iluminação, acessibilidade, entre outras melhorias.