28 MAR 2024
Hospital Nossa Senhora do Carmo é reinaugurado
Fotos: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Tapes
O Hospital Nossa Senhora do Carmo foi oficialmente reinaugurado na manhã desta quinta-feira, 28/03. O ato solene contou com a presença da comunidade local, lideranças políticas e familiares de personalidades que foram essenciais ao longo da história do Hospital Nossa Senhora do Carmo.

A inauguração da nova estrutura hospitalar foi acompanhada pela secretária estadual da saúde, Arita Bergmann, que assinou uma portaria liberando R$ 478,5 mil do programa Avançar na Saúde para a aquisição de um mamógrafo digital pelo Hospital Nossa Senhora do Carmo (HNSC).

“Estamos participando de uma grande conquista, não só para o município de Tapes, mas para a região”, disse Arita Bergmann. “Estar hoje no município é, de fato, guardar no coração e levar para a vida um ato que tem um grande simbolismo”.

Muito emocionado, o prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez relembrou a “batalha” para reaver a condição de hospital e a importância desta instituição para a comunidade de Tapes e região.

“Lamentavelmente, dez anos atrás, perdeu a condição de hospital. Nós, no município, resolvemos batalhar pela reabertura e tive a sorte de contar com o apoio do Estado, que sabe o valor que tenha um hospital que atenda às necessidades da comunidade”.

As novas instalações da instituição, reformadas e ampliadas através da parceria entre a Prefeitura Municipal e Associação Hospitalar Vila Nova, contam com 26 leitos clínicos e outros 10 leitos para internação em saúde mental.

A reinauguração marca o início de uma nova fase para o HNSC, que recuperou a certificação como hospital, com capacidade para atender casos de média e baixa complexidade.

Entre os investimentos estão melhorias no setor de emergência, central de material de esterilização (CME), rede elétrica, áreas administrativas e sala de espera, novo telhado e nova rede de gases, novo mobiliário, aquisição de 36 camas hospitalares, entre outras aquisições.

Também participaram do ato solene, o deputado estadual, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal'Molin, vice-prefeito, Eduardo Pecker Simchen, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Catia Iribarrem, prefeito de Sentinela do Sul, Paulo Roberto de Souza Coutinho, secretário municipal da saúde, Rogério Dias Costa, ex-prefeitos, vereadores, secretários municipais, representantes de entidades religiosas, Brigada Militar e Polícia Civil, entre outros convidados.