Na manhã desta terça-feira (20), a Câmara de Vereadores de Arambaré sediou uma importante reunião para tratar da gestão e uso da água da bacia do Arroio Velhaco. O encontro reuniu autoridades locais, produtores rurais e representantes dos municípios envolvidos.
Tapes esteve representada pelo vice-prefeito João Paulo Ziulkoski e pelo secretário de Meio Ambiente, Eliezer Munhoz. Também participaram a Prefeitura de Arambaré e demais lideranças regionais, além de agricultores que dependem da bacia do Arroio Velhaco para irrigação de suas lavouras.
Durante o debate, além do uso consciente da água, foi discutido um problema recorrente: as cheias do Arroio Velhaco em períodos de chuva intensa. Quando o nível do arroio sobe, a água transborda e causa alagamentos em estradas entre Tapes e Arambaré, nas lavouras , além de atingir bairros de Arambaré, prejudicando moradores e o tráfego na região.
A reunião foi considerada produtiva e vista como um primeiro passo do ano para fortalecer a organização e a responsabilidade na gestão dos recursos hídricos. A expectativa é de que novas discussões ocorram ao longo do ano para buscar soluções que garantam o uso sustentável da água e medidas para minimizar os impactos das cheias.