Na última quarta-feira, 17 de dezembro, a EMEF Cívico-Militar José Divino Barbosa Pereira foi palco de uma importante Formação Pedagógica sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), reunindo professores de AEE, equipes diretivas, estagiários, monitores e auxiliares pedagógicos da rede municipal de ensino.
A formação foi conduzida pela pedagoga e psicopedagoga Juliana Jardim Pedroso, que destacou a relevância da troca de experiências entre os profissionais que atuam diretamente com a educação inclusiva. O encontro teve como foco principal ressignificar desafios em possibilidades, especialmente diante do aumento no número de crianças que necessitam de atendimento especializado, com destaque para os alunos dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Durante o momento formativo, foram abordadas reflexões, orientações e sugestões práticas sobre como acolher melhor essas crianças no ambiente escolar, incluindo estratégias para lidar com momentos de crise, compreender os diferentes níveis de desenvolvimento e promover um atendimento mais humanizado e eficaz.
A Secretaria Municipal de Educação proporcionou o encontro e reforça que iniciativas como essa são fundamentais para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo, acolhedor e preparado, garantindo que cada criança tenha suas necessidades respeitadas e suas potencialidades desenvolvidas.
• ASCOM | Prefeitura de Tapes