O Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Tapes promove, no dia 21 de fevereiro, às 18h, na Casa de Cultura Ruy de Quadros Machado, uma importante palestra com o professor Jayro Pereira de Jesus, abordando o tema:
“Afroteosofia e Afroteologia das Religiões de Matriz Africana no Enfrentamento do Racismo Estrutural e Religioso”.
A atividade propõe um espaço de reflexão, diálogo e fortalecimento das tradições de matriz africana, destacando o papel da ancestralidade, da espiritualidade e da organização comunitária na luta contra o racismo religioso e estrutural.
Sobre o palestrante
Jayro Pereira de Jesus é coordenador da Comunidade Ubuntu Nós-Ser-Viver Coletivamente e idealizador da Casa Ubuntu de Germinação e Fertilização Muntu, na Bahia. Empreendedor social reconhecido pela Ashoka, integra a rede desde 1988.
Licenciado em Ciências Religiosas e bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, possui pós-graduação em Docência em Filosofia e Teologia. É membro fundador do CEAP (Centro de Articulação de Populações Marginalizadas), colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisas ELéékò, vinculado à Universidade Federal de Pelotas, além de fundador do IPELCY – Instituto de Pesquisa e Estudo da Língua e Cultura Yorubá.
Com ampla trajetória na defesa dos direitos humanos e no enfrentamento ao racismo religioso no Brasil, Jayro foi responsável por iniciativas históricas como o mapeamento de terreiros e a elaboração do Dossiê “A Guerra Santa Fabricada”, entregue a autoridades nacionais como instrumento de denúncia e mobilização.
A palestra é aberta ao público e convida toda a comunidade para participar desse momento de aprendizado, valorização cultural e fortalecimento das tradições afro-brasileiras.
• ASCOM | Prefeitura de Tapes