29 JUL 2022
Reabertura da escola agrícola em pauta

Na manhã da última quarta-feira, 27 de julho, uma comitiva formada por integrantes do Governo Municipal esteve na cidade de Guaíba onde se reuniu com integrantes da 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O objetivo do encontro foi apresentar a proposta de uma parceria, entre o Município de Tapes e o Estado, que possibilite a reativação da Escola Agrícola Nemtala Kalil, localizada às margens da ERS-717.

A instituição de ensino que fica situada em uma área que engloba 50 hectares teve sua estrutura física, que inclui 14 prédios, totalmente revitalizada pela atual Administração Municipal, que agora tem a missão de reativar o desenvolvimento das atividades pedagógicas na instituição já no próximo ano.

Na ocasião, a professora e coordenadora da 12ª CRE, Claudete Silva de Oliveira, se mostrou otimista com o projeto de reabertura desta instituição que poderá ofertar vagas na modalidade de escola politécnica, com foco em gestão rural.

“Fiquei entusiasmada com a possibilidade desta união entre Estado e Município, já imagino esta escola oferecendo ensino de qualidade e voltando a ser uma formadora de cidadãos (...)”, pontuou Claudete, após conhecer a estrutura da escola através de um slide especialmente produzido pela SMEC.

Na oportunidade, o prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez, também fez um breve relato sobre todo o trabalho pedagógico e profissional que a escola oferecia antes de ser fechada, inclusive atendendo alunos oriundos de municípios integrantes da região Centro Sul.

“Saímos deste encontro com uma esperança muito grande que voltaremos a oferecer na Escola Nemtala Kalil um ensino técnico de qualidade voltado a área agropecuária”, frisou o prefeito.

O chefe do executivo recordou que durante a sua segunda gestão à frente da Prefeitura de Tapes, de 2001 a 2004, a escola agrícola formava profissionais do ramo agropecuário, como técnicos agrícolas, operadores de máquinas, inseminadores, e encaminhou boa base educacional para a formação de agrônomos, veterinários, gestores ambientais, entre muitas outras profissões.

A localização privilegiada da instituição de ensino também foi outro ponto que chamou a atenção das integrantes da 12ª CRE, visto que a escola poderá atender a necessidade de ensino profissionalizante na área da agropecuária, tanto de estudantes oriundos da região Centro Sul, como também aqueles da região Carbonífera, formada por 22 municípios.

Ficou acertada, em data ainda a ser agendada, uma visita técnica à Escola Nemtala Kalil por integrantes da Superintendência da Educação Profissional do Estado.

Além do prefeito Garcez, também acompanharam a reunião, a secretária de Educação e Cultura, Bárbara Raubach, supervisora pedagógica, Ruti Rocha, coordenador de educação, Jean Pierri Duarte, secretário-geral, José Batista Silveira Pereira, e Assessor de Imprensa, Matheus Medeiros.