14 DEZ 2022
“Tratorzinhos adaptados” despertam interesse de gestores de outros municípios

Já realidade em nosso município, o projeto "Cavalos Mecânicos" vem despertando o interesse de gestores de outros municípios gaúchos, que visitam a cidade de Tapes para conhecer na prática o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Tapes em parceria com a Cooperativa Mista de Carroceiros e Recicladores de Tapes (COOPERCARE).

De encontro a esta pauta, na última terça-feira, 13, esteve em nosso município o vereador Marcelo D'avila, do município de Candendária/RS, que na oportunidade acompanhado do deputado eleito, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, visitou o prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez para conhecer um pouco mais sobre o processo de implantação dos tratorzinhos em Tapes.

O parlamentar acompanhado do secretário da pasta do meio ambiente, Eliézer Munhoz, também visitou a central de triagem de resíduos, local onde ocorre a separação dos resíduos sólidos.

Na ocasião, o vereador conheceu todo o processo de reciclagem, observando algumas questões que são semelhantes a realidade do município de Candelária, o que possibilitou aos respectivos municípios a troca experiências sobre o tema.

Nos últimos meses, nosso município vem recebendo gestores e lideranças de outras regiões do Estado, os quais chegam a cidade com o objetivo de conhecer na prática a utilização dos “cavalos mecânicos” na coleta de lixo no município.

Recentemente, a utilização dos “tratorzinhos” recebeu destaque no Jornal Zero Hora, quando foi tema da sexta reportagem da série “RS que é exemplo”

O projeto Cavalos Mecânicos implantado pelo atual governo consiste na aquisição e destinação de 18 veículos adaptados que substituíram o trabalho de 36 cavalos na coleta dos resíduos urbanos, possibilitando assim a manutenção do emprego e renda das 34 famílias de cooperados, preservando a questão social e dando a devida atenção à causa animal.