04 SET 2023
FINANÇAS
Queda no repasse do FPM preocupa o Executivo Municipal

A queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tem preocupado os Gestores Municipais de todo o País. Infelizmente, em nosso município, essa redução também vem gerando apreensão ao Executivo Municipal, pois a retração supera os 20% nos cofres do município de Tapes, segundo cálculos do Setor de Contabilidade.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a diminuição no repasse é ainda maior quando considerada a correção inflacionária, apresentando uma retração de 23,56%.

O prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez vem monitorando diariamente a disponibilidade de recursos ao município e teme que esta diminuição dos repasses do Governo Federal impacte diretamente na qualidade dos serviços públicos ofertados à população.

“Não é um problema exclusivo de Tapes, todos os prefeitos com quem converso relatam a redução do FPM. Isso afeta diretamente áreas essenciais para a população, como saúde, educação e infraestrutura”, alertou Garcez.

A queda nos repasses do FPM também vem sendo pauta das reuniões dos prefeitos integrantes do Consórcio Intermunicipal Centro Sul, que reúne 15 municípios da região.

Outro problema enfrentado pelas prefeituras é o represamento das Emendas Parlamentares Federais, que em Tapes está atrasando o início de obras, caso da quadra de esportes do Palcão Municipal e de trechos de calçamento na cidade.

Embora os recursos diminuíram, o Governo Municipal segue cumprindo rigorosamente os seus compromissos com a população tapense, investindo em melhorias de serviços e na construção de obras importantes para o desenvolvimento de nossa comunidade.