23 OUT 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Oficinas de Educomunicação e Turismo do DNIT avançam em Tapes
Mais de 60 alunos do segundo ano do ensino médio do Instituto Estadual Coronel Patrício Vieira Rodrigues, em Tapes, realizaram a terceira etapa do projeto “Educomunicação e Turismo no Contexto da BR-116/RS: território, participação, natureza e cultura”. Esta fase envolveu duas saídas de campo para fotografar belezas naturais, históricas e culturais de pontos de interesse turístico no município.
A primeira visita ocorreu na orla de Tapes, local onde os estudantes puderam registrar as figueiras e elementos da laguna dos Patos, além de prédios históricos e antigas construções que integravam o porto municipal. Já no período da tarde, foi a vez de explorar a fazenda Três Irmãos e suas opções de ecoturismo. O lugar abriga parte do mais antigo e preservado butiazal do país, cuja fruta alaranjada de sabor cítrico faz parte do imaginário e da cultura gaúcha.
Nas oficinas iniciais, os alunos definiram os temas que seriam trabalhados no decorrer do projeto e o calendário das atividades subsequentes. Os estudantes também tiveram acesso a noções e técnicas de fotografia, assim como conceitos e ferramentas de comunicação social para o engajamento em campanhas educativas.
A quarta fase consistirá em uma oficina de edição de imagens. Nessa etapa, cada aluno apresentará sua foto selecionada para a exposição fotográfica que será lançada no fim deste ano e encerrará o projeto do grupo.
Sobre o projeto
É uma iniciativa da equipe de Gestão Ambiental a serviço do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nas obras de duplicação da BR-116 (Guaíba - Pelotas). Em Tapes, o projeto é conduzido em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A proposta é estimular o protagonismo comunitário na expansão dos potenciais turísticos de municípios atravessados pela rodovia e localizados na Costa Doce Gaúcha, utilizando ferramentas do audiovisual como instrumento pedagógico para amplificar o alcance da comunicação.
Fonte: Gestão Ambiental/BR-116