06 NOV 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Município recebe visita de pesquisadores da Embrapa
Na terça-feira, 31 de outubro, o Executivo Municipal recebeu a visita de pesquisadores da Embrapa Clima Temperado, Rosa Lia Barbieri e Ênio Egon Sosinski, acompanhados dos proprietários da Fazenda São Miguel, Carmem e Napoleão.
A comitiva foi recepcionada no Gabinete do Prefeito, pelo Secretário Municipal do Meio Ambiente, Eliézer Munhoz, o qual recebeu das mãos dos pesquisadores exemplares do livro “Patrimônio natural dos Butiazais da Fazenda São Miguel”.
A obra que possui um valioso conteúdo reúne resultados de pesquisa realizados ao longo de vários anos de estudos no butiazal. Entre os objetivos da visita estava oficializar a entrega de exemplares do livro que serão destinados as escolas municipais de Tapes, onde ficarão à disposição de alunos e professores.
Sobre o Livro:
A obra conta com a participação de 26 autores, entre eles pesquisadores de inúmeras instituições parceiras (Unisinos, PUCRS, EMBRAPA Clima Temperado, SEMA-RS, UFPel, UFRGS, UFF, UFSCar). Em seus 12 capítulos podemos observar a importância da conservação de ecossistemas como esse no Bioma Pampa, bem como a beleza e a riqueza da diversidade conservada nesse local, como as plantas do campo que entre outras funções ecossistêmicas servem de alimento para o gado em manejo conservativo e do imponente Butiazeiro (Butia odorata); dos animais, como os insetos polinizadores dessa palmeira, os anfíbios, as aves e os mamíferos que encontram sustento nesse ambiente; até o desvendar do passado paloambiental dos butiazais de Tapes.