30 NOV 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Exposição fotográfica de estudantes
Para coroar o trabalho desenvolvido por mais de 70 alunos durante a trilha do projeto “Educomunicação e Turismo no Contexto da BR-116/RS: território, participação, natureza e cultura”, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) apresentará à comunidade as fotografias produzidas pelos participantes. As exposições terão início nas duas escolas envolvidas, localizadas em Pelotas e Tapes e, posteriormente, percorrerão locais públicos dos municípios.
Em Tapes, a exposição será aberta para visitação no dia 5 de dezembro, no Instituto Estadual Coronel Patrício Vieira Rodrigues, com inauguração às 10 horas e apresentações às 15 horas (turma da tarde) e 19 horas (turma da noite).

A iniciativa nasceu das parcerias construídas ao longo da elaboração do vídeo "Costa Doce Gaúcha – BR-116/RS: Mais que um caminho, um destino!", produzido pela Gestão Ambiental do DNIT, entre 2021 e 2022. A partir do vínculo estabelecido com as prefeituras e secretarias das áreas de Meio Ambiente, Turismo e Educação, a extensão pedagógica do documentário para as salas de aula foi uma consequência.

No decorrer das etapas, os jovens foram convidados a ampliar o olhar para os atrativos turísticos presentes em belezas naturais e elementos históricos de suas cidades, registrando pontos de vista diversos com as câmeras dos próprios telefones celulares. Além das saídas de campo, os estudantes receberam noções de enquadramento fotográfico, de utilização dos recursos dos aparelhos, como também de edição de imagens.

Opinião de quem participou

Para o professor de Física Max Aurélio Azevedo Vianna, que deu suporte e acompanhou todo o processo no Instituto Coronel Patrício, os estudantes se interessam mais e compreendem melhor seu papel na escola e na comunidade em atividades como essas. “Contribuiu bastante para eles começarem a ver que a cidade não é só onde eu moro, mas é o lugar que eu vou ter que cuidar, observar e tratar bem”, ressalta.

O aluno Luís Enrique Barbosa dos Santos Pereira defende que turismo e sustentabilidade devem ser conectados: “Um pode ajudar o outro, até porque uma cidade sustentável é muito mais agradável que uma cidade desorganizada, uma cidade sustentável é muito mais bonita, atraente, e isso é bom para os turistas, além dos cidadãos também”.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Tapes, Eliézer Munhoz, aproximar os alunos das riquezas naturais do município foi um objetivo alcançado. “Eles vão difundir essa informação e esse conhecimento – ainda mais com imagens agora – da importância de conservar o patrimônio e o butiazal por toda uma questão de fauna e flora que existe ali naquele ecossistema que é formado”.

“Eu nunca tinha participado de uma experiência assim na escola!”, compartilha a aluna Ana Carolina Pires Straccioni da Silva. Empolgada, ela fala conta como foi sua primeira visita ao maior e mais conservado butiazal do Brasil: “Eu sempre ouvia falar que era uma beleza natural incrível de Tapes e, indo lá, tirando fotos, estando com os meus amigos, a gente rindo, brincando, foi uma experiência única que eu espero repetir mais vezes”.

Mais detalhes no link: https://www.br116rs.com.br/ver-noticia&id=424

Fonte: Gestão Ambiental da BR-116