Nesta quinta-feira (24), foi apresentado na Prefeitura de Tapes um novo reforço para o atendimento de urgência do município: um Desfibrilador Externo Automático (DEA), que será utilizado pelo SAMU de Tapes para qualificar ainda mais os atendimentos de parada cardiorrespiratória.
O equipamento oferece suporte para pacientes adultos, pediátricos e neonatais, e também permite suporte avançado quando há presença médica, aumentando as chances de sobrevida dos pacientes no atendimento pré-hospitalar.
O DEA foi adquirido pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Tapes, que administra a base do SAMU no município, com recursos repassados pela Prefeitura de Tapes. O investimento total no equipamento foi de R$ 9.980.
Participaram do encontro o prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez e o secretário de Saúde Rogério Costa, representando o Executivo. Pela equipe do SAMU, estiveram presentes o responsável técnico Ideam Laux, o condutor socorrista Guilherme Santos e o técnico socorrista Anthero Bonilha. Também esteve presente o vereador Alessandro Vasque, que atua como comandante operacional dos Bombeiros Voluntários de Tapes.
A Unidade de Suporte Básico do SAMU já conta com Monitor Multiparâmetro, que permite atendimento a qualquer tipo de emergência. Além disso, a equipe atua em parceria com o Corpo de Bombeiros Voluntários, que presta apoio em resgates terrestres, aquáticos, veiculares e em altura.
A base é composta por 11 profissionais capacitados, que recentemente participaram de um curso de aperfeiçoamento em atendimento pré-hospitalar (trauma e clínico), realizado nos dias 4, 5 e 6 de julho.
Essa união de esforços entre SAMU, Bombeiros Voluntários e Prefeitura reforça o compromisso com um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado à população de Tapes.