Na manhã de ontem, quarta-feira, dia 23 de julho, o vice-prefeito de Tapes, João Paulo Ziulkoski, esteve no bairro Nova Tapes – conhecido como “Esquina de Tapes” – representando o Executivo Municipal e o prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez, atendendo ao convite dos vereadores da bancada Progressistas: Roberto Garcia, Cleber Laquiman e Fabiano Dummer.
A ida do Executivo ao local aconteceu após ser procurado pelos parlamentares, que solicitaram apoio à indicação encaminhada ao DNIT cobrando providências urgentes quanto à situação do trevo de acesso à cidade na BR-116. O Executivo reforçou que, assim como atendeu a este chamado, seguirá à disposição de todas as bancadas da Câmara que o procurarem para tratar de temas relevantes para o município.
O encontro evidenciou a preocupação com a falta de intervenções no trecho da duplicação da BR-116, especialmente no acesso a Tapes. A indicação apresentada pede esclarecimentos do DNIT sobre a ausência de obras e se há previsão de melhorias, readequações ou qualquer tipo de intervenção no local.
O trevo da Esquina de Tapes é saída fundamental para Tapes, Sentinela do Sul e Cerro Grande do Sul, sendo o acesso aos municípios, e a atual configuração exige uma manobra perigosa por parte dos motoristas. Para acessar a rodovia, os condutores precisam virar o rosto quase 180 graus para visualizar o tráfego que vem de Guaíba em direção ao sul do Estado, ou de Camaquã em direção Guaíba, o que coloca vidas em risco diariamente.
Além disso, a bancada propôs a realização de uma Audiência Pública com o objetivo de esclarecer os próximos passos e prestar contas à população sobre as medidas previstas.
Vale lembrar que esse trecho não atende apenas Tapes, mas todo sul do estado que depende da BR-116, o que reforça a urgência de ações concretas para garantir mais segurança e mobilidade a todos os usuários da via.