Na tarde desta terça-feira, 29 de julho, foi realizado o 2º Simpósio da AFAAT (Associação de Familiares e Apoiadores de Autistas Tapenses) na Câmara de Vereadores de Tapes, com o tema “Autismo e os caminhos legais: Garantia, acesso e luta por direitos”.
Com mediação da Dra. Rosana Dullius, especialista em Direito à Saúde, o evento teve como foco principal fortalecer as famílias sobre os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e construir coletivamente uma rede de apoio para esse público.
A Secretária de Educação, Cátia Irribarrem, representou o Executivo Municipal, reforçando o comprometimento da gestão com políticas públicas inclusivas.
Durante o simpósio, também foi lembrada a importância da Lei Municipal nº 3530/2024, de autoria da própria Cátia Irribarrem enquanto vereadora, que determina a instalação de placas com o símbolo de atendimento prioritário às pessoas com autismo em locais públicos de Tapes — uma iniciativa que visa garantir maior acessibilidade e visibilidade às necessidades específicas da comunidade autista.
Além disso, Tapes conta com a Lei nº 3433/2023, de autoria do vereador Cléber Laquiman, que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no município.
O evento foi mais um importante passo na luta por direitos, inclusão e respeito às pessoas com TEA em Tapes.