03 JUN 2022
ESPORTES, LAZER E JUVENTUDE
Citadino terá chancela da Federação Gaúcha de Futebol de Salão

Um dos campeonatos mais antigos e tradicionais da região merece ser destacado, com isso a Prefeitura Municipal de Tapes, através da Secretaria de Turismo, Desporto e Lazer, procurou valorizar ainda mais este evento na edição de 2022.

A partir desta edição, o campeonato terá a chancela da Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), o que qualificará ainda mais a disputa desta competição, valorizando os atletas que participam do certame.

Para premiar essa conquista, o campeão e o vice do Citadino de Tapes disputarão duas competições estaduais: Campeonato Estadual de Futsal Série Bronze e Copa Integração.

Em breve, Administração Municipal, anunciará outras novidades para esta competição, aguardem.

Um pouco da história do futebol de salão em Tapes

Na cidade de Tapes/RS, o então futebol de salão ganhou adeptos e se tornou atrativo no final da década de 50 e início dos anos 60.

No início dos anos 60 o palco principal do futebol de salão era a chamada “Pracinha” – quadra de chão batido e marcações feitos com tijolos, local onde fica atualmente o Palcão, em frente à sede da Prefeitura Municipal de Tapes.

E foi na Pracinha, entre os anos de 1961 e 1962, que houve o maior torneio de futebol de salão da época, que podemos chamar de Citadino. Quem presenciou e participou desse evento foi o Sr. Vitor Schoop, o qual recorda que a grande final daquele evento ocorreu através de 03 partidas, entre a equipe da TAPES ARROZ e a equipe do GUARANI.

Segundo Schoop, em todas as 03 partidas, o público tapense se “apinhava” nas arquibancadas da Pracinha e nas calçadas da Av. Getúlio Vargas com a Rua Cel. Pacheco, em busca de um melhor lugar para assistir aos jogos. Após 03 jogos disputados o certame foi vencido pela TAPES ARROZ.

Anos mais tarde o chão batido deu lugar as quadras de cimentos – Pracinha, Salão Paroquial, sede da AABB (local onde está a piscina da associação) e engenho Santo Antônio (Pinvest).

Nesses locais, os torneios e campeonatos, que já se chamavam de CITADINO, foram ficando cada vez mais qualificados e acirrados.

Reza a lenda que o futebol de salão tornou-se tão disputado na época, que no final da década de 70 e início de 80, estatais como Corsan, CEEE e Banrisul preferiam contratar novos funcionários que fossem “bons de bola”.

E assim seguiu-se as competições anuais e intermediárias até o ano de 1984, pois em 1985, quando foi inaugurado o Ginásio de Esportes ARROZÃO, o futebol de salão de Tapes, deu uma nova guinada.