08 SET 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Oficializada a entrega dos novos “cavalos mecânicos” a Coopercare
Na tarde da última quarta-feira, 07 de setembro, na Praça Central, foi realizada a entrega oficial dos novos “Cavalos Mecânicos” destinados a Cooperativa Mista de Carroceiros e Recicladores de Tapes (COOPERCARE).

As novas aquisições integram o projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMA), que visa substituir as carroças puxadas por tração animal (cavalos) pelos “tratorzinhos” adaptados, que farão o recolhimento do lixo e dos resíduos verdes na área urbana do município de Tapes.

Com as novas aquisições, ao total, foram entregues à cooperativa 18 veículos adaptados, os quais substituirão o trabalho de 36 cavalos na coleta dos resíduos urbanos. O projeto que já é uma realidade no município possibilitou a manutenção do emprego e renda das 34 famílias de cooperados, preservando assim a questão social e também dando a devida atenção à causa animal.

Para o prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez, através do projeto, o executivo garantiu a preservação dos empregos e o devido descanso aos animais que trabalhavam diariamente junto aos carroceiros. “Todos foram beneficiados com este projeto (...). As famílias de carroceiros que seguem com sua fonte de renda preservada, e os animais, que agora ganharão sua merecida aposentadoria”, reforçou o prefeito.

O secretário do meio ambiente, Eliézer Munhoz, destacou a relevância do projeto para as famílias e a iniciativa do Poder Público, que visa realizar esta transição da melhor forma possível, pensando tanto nos animais, quanto nas pessoas. “Além de possibilitar o bem-estar animal, o projeto também trará economia aos carroceiros, visto que eles tinham despesas altas para manter os animais bem tratados e garantir a continuidade das funções na cooperativa. A partir de agora, o trabalho com a tração mecanizada deverá reduzir os custos para os trabalhadores”, afirmou Eliézer.

A ex-secretária do meio ambiente e idealizadora do projeto, Veridiana Rödel, aproveitou o momento para agradecer a confiança e empenho do Governo Municipal, em especial ao prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez, que desde o início de sua gestão empenhou esforços para concretizar este projeto.

Os veículos foram adquiridos através de recursos provenientes do Fundo Municipal de Proteção ao Meio Ambiente – FUMPEMA e também com recursos próprios da Prefeitura Municipal.

Também acompanharam o ato oficial de entrega das novas máquinas, o vice-prefeito Eduardo Pecker Simchen, secretário municipal do meio ambiente Eliézer Munhoz, presidente da Coopercare Flavio Luis Ribeiro Ferreira e a ex-secretaria Veridiana Rödel.