A Festa da Oxum de Tapes foi uma das homenageadas neste sábado, 3 de dezembro, no Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O reconhecimento ocorreu durante o evento de abertura da exposição “Museu em Fluxo: Oxuns da Costa Doce”, em parceria com o Pontão de Cultura Ilê Axê Cultural e a Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá (ASSOBECATY).
Estavam presentes, representantes dos terreiros e lideranças religiosas ligadas às festas de Oxum que ocorrem nas praias da Costa Doce e municípios da região metropolitana. Representando Tapes, Josete Siqueira, Maria Cláudia Queiroz (Yá Claudia), Ivone de Oliveira Alves, Alexandre Wandam e Maria da Graça dos Santos receberam o Certificado Oxuns da Costa Doce, pelos empenhos em manter viva a cultura e as manifestações das religiões de matriz africana em Tapes.
Representando o executivo, estavam presentes a Assessora de Gabinete Kelem Rafaelli, a Coordenadora de Cultura Isadora Machado e Melissa Cristina Costa da Silva, também representando o Departamento Municipal de Cultura de Tapes.