23 MAR 2022
Tapes sediará III Encontro de Guasqueiros Gaúchos
Prestigie este evento inédito em Tapes

Durante os dias 26 e 27 de março (sábado e domingo) o Camping Municipal Antônio Alfonsin Simchen sediará o III Encontro de Guasqueiros Gaúchos. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Tapes, através da Secretaria de Educação e Cultura; e Secretaria de Turismo, Deporto e Lazer.

O objetivo do encontro é valorizar o artesanato em couro cru, dando visibilidade a esta arte e oportunizando a troca de experiências entre os guasqueiros, além é claro de incentivar o turismo na cidade tapense, visto que está prevista a participação de guasqueiros de diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

Conforme José Monteiro da Silva, tapense que é um dos organizadores do evento, a ideia de criar este tipo encontro surgiu quando muitos dos participantes só se conheciam através de aplicativos de bate-papo. “A partir daí surgiu a vontade de organizar eventos presenciais para receber guasqueiros de todo o RS”, ressaltou Monteiro.

É importante destacar que esta edição será a primeira que contará com uma exposição dos trabalhos confeccionados pelos participantes, sendo assim uma oportunidade única para o público tapense conhecer um pouco mais sobre esta tradição presente em diferentes países.

O evento também trará à Tapes o campeão e o vice-campeão da categoria luxo do festival “Lá Pátria Gaúcha" realizado recentemente na cidade de Tacuarembó, no Uruguai. Os guasqueiros destaques trarão as peças vencedoras para exposição durante o evento realizado na cidade tapense.

O III Encontro de Guasqueiros Gaúchos será aberto ao público no dia 26 de março (sábado), das 14h ás 18h, e no dia 27 de março (domingo), das 09h às 12h.

Sobre o guasqueiro:

O guasqueiro é o artesão que usa o couro cru como matéria-prima de seus trabalhos. O termo tem origem na palavra “guasca”, que significa pedaço ou tira de couro não curtido, sendo o profissional aquele que faz trançados exclusivamente com este material.

Imagens: Arquivo / José Monteiro