08 ABR 2022
Mercado Público retorna com programação especial durante a Semana Santa
Foto Noticia Principal Grande
Diversidade de produtos é uma das marcas do Mercado Público - Foto: Emater/RS-Ascar

Após dois anos suspensa em virtude da pandemia de Coronavírus, a tradicional Feira de Páscoa retorna com suas atividades sendo desenvolvidas durante a Semana Santa no Mercado Público de Tapes. A Feira de Páscoa que terá em sua programação a comercialização de peixes, produtos coloniais e artesanais, ocorre de 12 a 16 de abril, das 7h as 17h.

O retorno do evento ao Mercado Público é envolto de muita expectativa, tanto dos feirantes quanto dos consumidores, que encontram na área de 525m² do prédio de alvenaria produtos de excelente qualidade vindos diretamente da agricultura familiar e de artesãos locais.

Para Lenira dos Santos Gimenes, Presidente da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Tapes - APAFT, o retorno das atividades durante a Semana Santa será um momento de muita alegria para todos que fazem parte do Mercado Público de Tapes.

Lenira recorda que a feira não pode ser realizada durante dois anos em função da pandemia de coronavírus. “Passamos por um momento atípico e difícil, enfrentamos uma pandemia que nos restringiu fisicamente, e também uma estiagem que afetou nossa capacidade hídrica, a qual refletiu na disponibilidade de alguns produtos, caso dos peixes”, aponta Lenira.

Todos estes percalços serviram como aprendizagem e adaptação, fazendo com que este retorno que terá a presença do público seja celebrado com todo o “simbolismo” que envolve a Semana Santa.

Feira ofertará desde peixes vivos até filés já fritos

Uma das atrações mais aguardadas durante a Semana Santa é sem dúvida a feira do peixe vivo. Os tanques onde os peixes ficam expostos viram uma atração a parte para os visitantes.

Neste ano estarão disponíveis espécies de carpas, dos tipos capim, húngara, cabeça grande e prateada. Os preços estarão na média de R$20,00 o quilo. A expectativa é que sejam comercializados em torno de 800 quilos de peixe vivo.

Outras iguarias que fazem sucesso na feira são os filés de traíra e violinha, os quais já são entregues fritos aos clientes. Para garantir o produto pronto é necessário antecipar sua encomenda através do fone 51 996.041.356, com Florêncio.

Produtos coloniais e chocolates artesanais

A lista de produtos que serão oferecidos durante a feira é extensa e incluem desde os deliciosos bolinhos de peixe, passando pelos tradicionais hortifrutigranjeiros, até os famosos produtos coloniais e a feira de chocolates artesanais.

Entre a lista de produtos se destacam as bolachas, geleias, as cucas, os pães, o suco de butiá, etc. O espaço também dispõe da feira de chocolates artesanais, com lindas cestas especialmente decoradas pelos artesãos.

Tem novidades nas atrações da Feira de Páscoa

Este ano a Feira de Páscoa será ainda mais especial. E para celebrar este recomeço a programação ganhou novos atrativos que ocorrerão paralelos à feira dentro do Mercado Público.

Nos dias 12, 13 e 14 de abril, ao lado do prédio do Mercado Público, haverá atividades que poderão ser conferidas por todos os tapenses e visitantes, o que inclui decoração temática, apresentações artísticas, brinquedos infláveis, exposição de artesanatos, e muito mais.

A programação completa da Feira de Páscoa pode ser conferida clicando aqui.

A programação da Feira da Páscoa é organizada através da parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura; Secretaria da Assistência Social; Secretaria de Turismo, Desporto e Lazer; Secretaria da Produção Primária, Indústria e Comércio; e conta com apoio do Mercado Público, Emater/RS, Conectsul, Duda Gás, Supermercado Dietrich e Liga Feminina de Combate ao Câncer.

SERVIÇOS:

Feira do Peixe Vivo, Produtos Coloniais e Chocolates Artesanais  – de 12 a 16 de abril, das 07h  às 17 horas

Feira de Páscoa – 12, 13 e 14 de abril

Horário: Das 07h até às 17 horas

Local: Mercado Público, localizado na Rua Mauá, nº 395.