14 JUL 2023
FINANÇAS
Reunião dos prefeitos do Consórcio Intermunicipal Centro Sul

Na tarde de terça-feira, 11 de julho, ocorreu em Camaquã, mais uma importante reunião dos prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal Centro Sul e Associação dos Municípios da Costa Doce.

Entre os participantes, estava o prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez, que também ocupa a função de vice-presidente do Consórcio, ao lado do prefeito de Arambaré, Jardel Magalhães Cardoso, presidente da Associação Costa Doce e do Consórcio Intermunicipal Centro Sul.

Na pauta do encontro estavam temas que impactam diretamente a vida dos cidadãos que residem nos municípios da Costa Doce.

Entre os assuntos tratados estava os repasses financeiros das prefeituras da região ao Hospital Nossa Senhora Aparecida, de Camaquã, que atravessa uma severa crise financeira.

Na ocasião, foram sugeridas alternativas que visam contribuir com a manutenção do serviço prestado pela instituição, que é referência da região da Costa Doce em casos de média complexibilidade.

Outro tema que vem preocupando o grupo de prefeitos é uma dívida milionária contraída em 2018, quando na ocasião, foi assinado entre o Consórcio e o BNDES, um acordo que previa investimentos no setor de iluminação pública através de parceria público-privada.

Atualmente, o projeto que nunca saiu do papel, está em disputa judicial, podendo penalizar os municípios que compõem o Consórcio ao pagamento de R$ 3 milhões de reais, em valores corrigidos, oriundos da contratação do serviço e o consequente abandono do referido acordo.